Antes de começarmos, o que é venda interna?
Existem várias táticas e ações de vendas que podem ajudá-lo a realizar seu objetivo, que já foram testados e comprovados por algumas das corporações mais poderosas do mundo em seus respectivos setores.
Uma destas técnicas é chamada de Inside Sales, mas você sabe sobre o que se trata?
Inside Sales é a venda de serviços ou mercadorias por profissionais que se comunicam com clientes em potencial - por e-mail, telefone, videoconferência ou pela Internet - para nutrir e converter este comprador. Isso quer dizer que os insiders trabalham em seus escritórios, criando e acompanhando os leads de vendas por meio de contato à distância. Em outras palavras, é uma venda remota que permite que você alcance mais pessoas em menos tempo.
Neste post, vamos te explicar como utilizar Inside Sales de forma otimizada.
Como o Inside Sales funciona?
O Inside Sales funciona de forma conjunta com outra área, o marketing. Com um conteúdo de qualidade e que entregue valor ao seu possível consumidor, produzido pelo marketing, a equipe de Inside Sales deve procurar leads qualificados, ou seja, que tem altas chances de conversão, e então acompanhá-los por toda a jornada de compra.
Por ser um processo relacionado à vendas mais complexas, ele geralmente envolve diversas reuniões, ligações e mensagens trocadas, para nutrir o lead com toda a informação necessária e aumentar as chances de conversão, além de facilitar o trabalho da equipe responsável por fechar a negociação.
Com a popularização das tecnologias de telecomunicação, as empresas e seus representantes podem conversar com clientes e prospects por meio de videoconferência e webconferência, eliminando a necessidade de apresentar fisicamente seus produtos, tornando todo o processo muito mais rápido e eficiente.
Dessa forma, os insiders podem se comunicar digitalmente com seus consumidores com o uso de diferentes ferramentas, como:
Mídia social;
serviços de CRM hospedados;
Comunicações telefônicas integradas.
Além disso, como as empresas não pagam pelo tempo gasto, o número de pessoas a quem você pode oferecer seu produto ou serviço em um único dia é muito maior do que o da equipe de vendas externas.
As vantagens do Inside Sales
O método de Inside Sales tem inúmeras vantagens, tais como:
Auxilia as pessoas em cargos de vendas a atingir suas metas de forma mais rápida e eficiente;
Aprimora o relacionamento com seu cliente usando ferramentas de Inside Sales;
Possibilita o uso de ferramentas de vendas, estimulando o uso da tecnologia no fluxo de trabalho;
Simplifica e melhora a eficiência das atividades de vendas;
Reduz drasticamente os ciclos de vendas, acelerando e otimizando todo o processo.
É importante lembrar que, para serem eficazes em suas vendas à distância, os representantes de vendas internas precisam utilizar a tecnologia adequada. Uma equipe de vendas interna exemplar exige uma variedade de itens, incluindo, por exemplo, CRM, software de vendas e um hardware confiável.
Estratégias eficazes para utilizar Inside Sales de forma otimizada
Confira a seguir algumas táticas infalíveis para intensificar suas vendas.
Utilize as redes sociais;
Investigue a dor do cliente para fornecer uma solução personalizada;
Use uma estratégia de vendas remota para aumentar os lucros;
Adote novas ferramentas e tecnologia de vendas constantemente;
Organize um programa de treinamento para seus colaboradores;
Utilize ferramentas que automatizam seu trabalho e o ajudem a compreender o comportamento do seu consumidor.
Quais características um representante de vendas internas deve ter?
Os Insiders são responsáveis por localizar novos clientes e responder às solicitações de consumidores em potencial. Sendo assim, eles devem ser bastante persuasivos, ter excelentes habilidades de comunicação e inteligência emocional. Esses especialistas também devem ser capazes de transmitir de forma sucinta e clara as vantagens e o valor de seu bem ou serviço, adaptando-os para as necessidades de cada cliente.
Dica: ao recrutar membros para sua equipe de vendas internas, faça a entrevista e parte do processo de seleção no estilo "pitch" - discurso breve e objetivo destinado a despertar o interesse de um cliente em potencial - para que você possa avaliar o quão bem eles se comunicam e se expressam.
Dentre as muitas responsabilidades de um representante de vendas interno podemos destacar:
Construir relacionamentos com clientes em potencial para estabelecer confiança;
Encontrar clientes;
Demonstrar produtos e/ou serviços aos consumidores - negociando preços ou termos de serviço;
Negociar tarifas ou condições de serviço;
Fechar contratos de vendas e relatar dados importantes das mesmas.
Considerações Finais
Conforme visto, os principais fatores a serem considerados em um Inside Sales são o que é melhor para o negócio e qual a abordagem ideal para comercializá-lo. Além disso, a habilidade dos profissionais de vendas – incluindo quão bem eles podem apresentar uma mercadoria ou serviço para um cliente em potencial e como ele adapta isso às necessidades do cliente – determina se uma transação será bem-sucedida.
Portanto, a escolha de compra é baseada na qualidade das mercadorias, seu valor e quão bem você trata seus clientes. Um negócio só terá sucesso em suas vendas quando todos os elementos estiverem em sincronia e focados em melhorar continuamente seus produtos, procedimentos e estratégias.
Quer saber ainda mais sobre Inside Sales e outras estratégias que podem alavancar os resultados da sua empresa? Acompanhe o blog da Gstão!
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