Antes de começarmos… O que é SEO e porque ele é importante?
SEO (Search Engine Optimization ou Otimização Para Mecanismos De Busca), como o próprio nome indica, é um conjunto de estratégias de marketing que devem ser aplicadas ao seu conteúdo para melhorar a classificação dele nos mecanismos de busca, como Google e Bing, e consequentemente, aumentar seu tráfego orgânico.
Ele é importante para que seu site ganhe mais visibilidade - o que significa mais tráfego e oportunidades de converter prospects em clientes.
A publicidade paga e as mídias sociais também ajudam seu e-commerce a ter mais destaque. Entretanto, o diferencial do SEO é que, se configurado corretamente, ele irá gerar um tráfego contínuo e duradouro.
Portanto, a otimização de mecanismos de pesquisa oferece tráfego “gratuito” para seu site. Se você produz páginas de alta qualidade, de acordo com os mecanismos de busca e que respondem às necessidades dos usuários, provavelmente elas aparecerão na parte superior das SERPs - páginas de resultados do mecanismo de pesquisa -, o que é um excelente lugar para os usuários se familiarizarem com seu site.
Mas o que significa tráfego orgânico?
A palavra “orgânico” é usada para indicar que um site foi otimizado usando estratégias de conteúdo, sem a utilização de anúncios no Google Ads, por exemplo. Portanto, métodos patrocinados, como publicidade paga, não são considerados como uma forma de otimização para os mecanismos de pesquisa orgânica.
Quando alguém visita seu site através de um mecanismo de pesquisa como o Google, significa que tal acesso foi feito ORGANICAMENTE. Estas pessoas são geralmente direcionadas para uma página em seu site que corresponde ao resultado da pesquisa feita, através de uma palavra ou frase inserida no mecanismo de pesquisa.
Para um e-commerce, ser visto em resultados de busca orgânica é extremamente significativo. Isso porque esses clientes já irão acessar seu site com a intenção de compra, já que fizeram o primeiro passo e encontraram sua empresa no topo da pesquisa, dando credibilidade e confiança ao seu site.
O que é SEO orgânico?
O termo SEO orgânico nada mais é do que a otimização orgânica para mecanismos de busca - e é uma das principais estratégias do Marketing Digital.
Em outras palavras, SEO orgânico é o processo de adoção de estratégias White Hat SEO - técnicas de otimização de sites com práticas recomendadas de mecanismos de pesquisa, como as Diretrizes de Qualidade do Google - para aumentar a visibilidade e tráfego do seu site nos resultados de pesquisa orgânica.
Agora que você já sabe que o SEO orgânico pode ser uma excelente opção para seu ecommerce aparecer nas primeiras páginas de pesquisa, confira 5 dicas valiosas que te ajudarão a aplicá-lo em sua página.
5 dicas de SEO que fazem a diferença quando aplicadas na sua página
Confira agora algumas ferramentas de SEO que você pode usar para obter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa.
Foque em otimizar para seus leitores, não para mecanismos de pesquisa
Primeiro, defina suas personas para saber para quem está vendendo. Dessa forma, você aumentará automaticamente seu SEO e fornecerá conteúdo de alta qualidade; atraindo seus consumidores ideais.
Lembre-se: agradando suas personas, você consequentemente agradará os motores de busca.
Isso envolve pesquisar as principais preocupações de suas personas, bem como os termos e palavras-chave que elas utilizam nas consultas de pesquisa. Apenas otimizar para motores de busca é inútil; pois, no final das contas, você vai acabar cheio de palavras-chave que não valerão de nada.
Use palavras-chave de cauda longa
Não use as palavras-chave mais populares em seu setor. Pense naquelas que são mais precisas PARA SEU PRODUTO OU SERVIÇO. Com o tempo, o Google e outros mecanismos de pesquisa reconhecerão seu e-commerce como o destino certo para a necessidade do comprador, impulsionando seu conteúdo nos resultados de pesquisa e ajudando seus clientes-alvo a te encontrar. É assim que você se estabelece como um verdadeiro líder.
Use links internos
Após criar um bom conteúdo, você pode conectá-lo às suas páginas nas redes sociais, direcionando os visitantes para outros conteúdos relevantes. Isso pode manter os visitantes em seu site por mais tempo e ajudá-lo a melhorar o ranqueamento no mecanismo de pesquisa.
No entanto, não faça uso indevido de links internos; o excesso poderá ser considerado como spam.
Use as mídias sociais
Esteja presente em redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook. Isso contribui para a propagação do seu nome e de sua loja pela internet.
Mas concentre-se em uma ou duas plataformas e aperfeiçoe sua estratégia.
Não é para ficar repostando a mesma coisa mil vezes!
Além disso, adicione botões de compartilhamento ao seu site para facilitar a divulgação do seu conteúdo. E, claro, poste apenas um conteúdo de qualidade.
Use dados e métricas para otimizar os resultados
Saber de onde seus clientes vêm e quais palavras-chave estão procurando o ajudará a organizar seu conteúdo, por isso, acompanhe o tráfego do seu site usando ferramentas como o Google Analytics.
Pois se você deseja aumentar o tráfego orgânico do site, deve fornecer aos seus clientes o que eles desejam.
Agora uma dica bonus, preste atenção…
Se você quer continuar vendo um aumento no tráfego orgânico do seu site, vá além dos fundamentos e se aprofunde nas táticas de SEO que estão dando certo para o seu site.
Aproveite o tempo para explorar além do básico e aproveitar as oportunidades que seus concorrentes estão desperdiçando. Aposte em uma estratégia inovadora e perceba como pode fazer da sua página uma referência no mercado.
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