O tráfego é uma métrica bastante utilizada para analisar a popularidade de um site, que pode ser definida como o fluxo de usuários que acessam uma página em um canal digital, seja ele um site, uma rede social, um vídeo no YouTube ou um e-commerce.
Quanto mais tráfego uma página tiver, maior a quantidade de pessoas que entrarão em contato com o conteúdo dela, conhecendo ou reforçando a presença deste conteúdo determinado a cada acesso.
Construindo o conteúdo certo, você consegue trazer faturamento através do trafego pago, e também do tráfego orgânico. Nesse post vamos explicar o que é o tráfego pago de forma simples, e também te mostrar o seu verdadeiro valor.
Tipos de tráfego
Existem seis tipos diferentes de tráfego, que refletem o meio pelo qual o usuário chegou ao seu site ou ao outro canal on-line. O tráfego pago e o orgânico são os principais. Entretanto, há ainda o marketing social, de referência, direto e por e-mail.
O que é Gestão de Tráfego?
A gestão de tráfego é uma estratégia que se resume em atrair mais visitantes para o seu website ou redes sociais através de publicidade. Sendo assim, a função do gestor de tráfego é segmentar as audiências (focando em determinados públicos), analisar métricas e gerenciar os visitantes que seus canais recebem.
Afinal, não adianta ter inúmeras visitas e não converter nenhuma delas em um negócio.
Nesta metodologia são estudados os melhores canais digitais para sua empresa e seus objetivos específicos. Portanto, o objetivo da gestão de tráfego é atrair visitantes e convertê-los em leads, acompanhando-os durante toda a jornada de compra para transformá-los, finalmente, em clientes.
A gestão de tráfego é uma estratégia essencial, que se aplicada adequadamente, pode aumentar muito o seu ROI, e consequentemente o faturamento da sua Empresa.
Por que ela é importante?
Confira a seguir os principais benefícios trazidos por um bom trabalho de gestão de tráfego.
Autoridade
Ao trazer um público maior e cada vez mais qualificado para sua página, ela ganha autoridade nos buscadores, como o Google, aumentando as chances dela ocupar boas posições nas buscas dos usuários e fazendo com que sua empresa seja vista como especialista nos assuntos e temas pesquisados.
Tráfego personalizado
Uma boa gestão de tráfego se concentra em exibir seus anúncios para pessoas que estão, de fato, interessadas em seu produto e que têm alto potencial para se tornarem compradores.
Aumento das vendas
Quanto mais pessoas dispostas a comprar o seu produto você trouxer para seus canais digitais, maiores serão suas chances de converter esses visitantes em clientes. Aumentando o ROI da sua empresa.
Mas como implementá-la?
Agora que você sabe de quais formas a gestão de tráfego pode ajudar suas vendas, confira algumas dicas para concretizar esse trabalho:
Entenda quem é seu público
Observe quem é seu mercado-alvo e no que eles podem estar interessados. Descubra a idade, profissão, gostos e principalmente suas dores, que podem ser solucionadas com o que sua empresa oferece.
Existem ferramentas on-line, que falaremos mais adiante, que podem ajudá-lo a entender como o seu público está pesquisando seu produto ou serviço no Google e em outros buscadores.
Tenha um Planejamento
Numa campanha de anúncios de mídia social paga, você pode criar várias etapas para orientar os visitantes pelos estágios do funil de vendas, que são: o estágio de descoberta da marca, os interesses e considerações e, por fim, a decisão de compra.
Além disso, você também pode criar conteúdo para seu blog seguindo estas mesmas etapas. Estimule seus visitantes com assuntos que os levem a descobrir (topo de funil), considerar (meio de funil) e comprar seus produtos (decisão de compra/fundo de funil).
Analise constantemente os dados e métricas
Investir na segmentação de palavras-chave e no público-alvo não significa, necessariamente, que você alcançará o público que deseja. Para que sua campanha seja bem-sucedida, é fundamental analisar os dados e as métricas que foram alcançadas (por exemplo, visualizações de anúncios, cliques em links etc.). Dessa forma será possível otimizar suas campanhas com frequência e torná-las cada vez mais assertivas.
Principais canais de mídia paga
Com publicidade paga no Google e Facebook, é possível aumentar o número de visitantes de suas páginas. Aumentando consequentemente, a visibilidade online e os seus resultados. Além disso, a estratégia pode ser otimizada a fim de obter ainda mais frutos - a médio e longo prazo.
O melhor de tudo: nesse tipo de método, você pode definir o orçamento utilizado nas campanhas publicitárias e segmentar o público que deseja atingir. Ou seja, não é necessário investir muito.
Google Ads
O Google é uma ótima maneira de encontrar produtos ou serviços. Ao escolher palavras-chave relevantes para sua empresa, você poderá exibir sua empresa para pessoas interessadas no que você tem a oferecer.
Facebook Ads
O Facebook é uma plataforma que possui muitas informações sobre o interesses das pessoas. Isso significa que, através dele, você pode se concentrar em atrair pessoas realmente interessadas em seu negócio.
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Como você pôde ver, atrair tráfego é essencial para obter visibilidade e resultados na Internet. No entanto, a gestão de tráfego não é uma tarefa fácil para quem não tem familiaridade com as ferramentas e os conceitos.
Muitos empreendedores tentam fazer esse trabalho sozinhos e acabam desperdiçando tempo e dinheiro, além de não alcançar o sucesso que poderiam caso tivessem contado com a ajuda de um suporte especializado.
Uma agência de marketing digital dispõe de gerentes de tráfego que podem ajudá-lo a aumentar suas vendas, e a Gstão é uma delas!
Nossos especialistas em gerenciamento de tráfego te darão todo o suporte necessário para você atrair seu cliente ideal e aumentar suas vendas. Então não perca mais tempo e venha pra Gstão!
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