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O efeito da onda dos podcasts no comportamento do consumidor

Atualizado: 21 de fev.


homem rindo fazendo um podcast, com o texto ao lado: O efeito da onda dos podcasts no comportamento do consumidor

Um podcast pode ser definido como um arquivo de áudio digital. Uma adaptação moderna da mídia radiofônica, ele é disponibilizado para download em computador ou dispositivo móvel e é normalmente oferecido em série para que novos episódios possam ser baixados pelos ouvintes.


Em outras palavras, ele é um programa de áudio que se concentra em um determinado assunto ou tema e que você pode acessar em seu smartphone e ouvir quando quiser.


Hoje em dia, os podcasts influenciam no comportamento do consumidor digital de grande forma, se tornando uma verdadeira ferramenta valiosa para quem vende online.


A audiência dos podcasts aumentou durante a pandemia do COVID-19?

Influenciado pelo isolamento social, o consumo de podcasts aumentou de forma expressiva durante a pandemia e, atualmente, é bastante comum que os consumidores recorram à estas plataformas para obter informações e formas de entretenimento.


Mesmo estando apenas no início, a segunda década do século XXI já está marcada por mudanças drásticas nas estruturas sociais, políticas e de comportamento do consumidor, fortemente influenciadas pela pandemia.


A forma como consumimos a mídia foi afetada por essas mudanças, e, hoje, o podcast é um dos formatos de mídia que mais cresce, com uma grande variedade de conteúdos e formatos disponíveis para atender às necessidades informacionais, emocionais e comportamentais dos consumidores.


Recentemente, uma pesquisa realizada pelo site do COMUNIQUE-SE - em associação à agência DINO - mostrou que uma parcela significativa dos entrevistados (44%) consome podcasts mais de quatro dias por semana.


Podcasts x comportamento do consumidor: como tem sido o crescimento do consumo desse novo canal de mídia

Os padrões de consumo mudaram para as pessoas de diversas maneiras. Há evidências que sugerem que os podcasts estão tendo um impacto significativo no crescimento do streaming de áudio, pois seu conteúdo é altamente valorizado pelos consumidores.


Em 2020, por exemplo, os podcasts, programas de áudio on demand, tiveram um crescimento histórico. Ao longo do ano, foram identificadas mais de 885.000 novas produções em comparação com as 318.517 iniciativas que estrearam globalmente em 2019.


O benefício dos podcasts é que, devido à sua influência, os espectadores tendem a refletir sobre os produtos ou serviços nele descobertos. De acordo com o estudo da Edison Research e do PodcastOne, 46% dos entrevistados afirmaram que estão mais inclinados a comprar algo depois de ouvir sobre ele em um anúncio de podcast.


Sua capacidade de entregar conteúdo de qualidade para uma variedade de públicos o torna uma ferramenta poderosa para atrair um consumidor aberto à publicidade.


Segundo a pesquisa “ A influência da publicidade digital no universo dos podcasts” e realizada pelo IAB Brasil em parceria com a Offerwise, dos 56% de entrevistados que viram um anúncio de podcast; 37% queriam mais informações sobre o produto e o pesquisaram online, 27 % acessaram o site da marca, 18% seguiram a marca nas redes sociais e 10% fizeram uma compra.


O fortalecimento da publicidade na plataforma

As marcas estão gastando mais com publicidades em podcast do que nunca. Estima-se que a publicidade em podcast dos EUA tenha crescido de US $701 milhões para US $1,33 bilhão entre os anos de 2019 e 2021 - e essa tendência só continua. Isso as levou a seguir seus públicos em todas as plataformas e tentar alcançá-los por meio de anúncios.


Os podcasts têm se tornado cada vez mais populares, então não é surpresa que eles estejam sendo usados ​​como uma ferramenta de marketing de conteúdo para empresas. Segundo o Sebrae, o Brasil é o terceiro maior consumidor de podcasts, e mais de 40% dos internautas - geralmente, jovens e pessoas das classes A e B - já ouviram algum episódio na plataforma. Sendo assim, como qualquer canal de marketing de conteúdo em crescimento, as pequenas empresas devem prestar atenção a este meio.


Ainda de acordo com o mesmo estudo, aproximadamente 59% dos consumidores de podcasts lembram-se das propagandas apresentadas durante a programação, e mais da metade deles disseram que já tomaram alguma atitude após serem influenciados pelas propagandas.


Este é um dos muitos benefícios da mídia de podcasting para os anunciantes: oferecer conteúdo para diversos públicos e interesses, além de um público engajado e receptivo à publicidade.


Como fazer uso dessa estratégia

À medida que o uso de podcast continua a crescer, é importante que os profissionais de marketing entendam quais conteúdos seu público consome, a fim de alcançá-los efetivamente com a publicidade. Ao entender como os podcasts influenciam o comportamento de compra desses consumidores, os profissionais de marketing podem direcionar efetivamente suas campanhas para o público certo.


Podcasts são ótimos para fazer divulgações, e com apresentadores que fogem do roteiro, é ainda mais provável que os ouvintes prestem atenção a elas. Afinal de contas, os anúncios feitos ao vivo também pertencem ao programa, e, se você os perder, perderá parte do conteúdo apresentado.


A publicidade narrada é mais eficaz do que aquela lida de acordo com o roteiro. Isso ocorre por um motivo muito simples: o apresentador, ao narrar uma história sobre como ele utiliza determinado produto ou serviço, pode envolver e persuadir o público a fazer o mesmo.


Obviamente que, a menos que o usuário já tenha a pretensão de adquirir o produto, não há garantia de que ele realmente fará uma compra. Entretanto, ao ouvir a respeito do item em um podcast consumido frequentemente, ele se lembrará positivamente do nome da marca em questão.


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