A comunicação é um dos saberes humanos mais antigos e importantes para o funcionamento da sociedade, com as primeiras comunicações escritas, que eram expressadas na forma de desenhos, inscritas nas paredes das cavernas no ano de 8000 a.C.
Ao longo da história esse fenômeno, assim como os humanos, evolui, e novos canais de comunicação foram sendo criados para atender a determinadas demandas da época, como o jornal impresso, o rádio, a televisão e, mais recentemente, a internet.
E é nessa revolução digital e informacional causada pela popularização da internet que as relações, tanto sociais quanto profissionais, mudam de forma drástica, forçando as pessoas e empresas a se adaptarem a novas formas de se comunicar.
Diferente da televisão, rádio e comunicação visual, como outdoors e anúncios, a internet proporcionou uma comunicação mais horizontal e bilateral, na qual não só a empresa se comunica com os clientes, como também os clientes podem, e querem, se comunicar com as empresas.
Entretanto, com uma quantidade gigante de conteúdos na internet de diferentes tipos, para se destacar é necessário ser Omnichannel. Apesar da palavra complicada, o conceito é simples, caracterizado pela presença de uma empresa ou entidade nos diferentes canais de comunicação, seja nas redes sociais, no e-mail, no e commerce, em um site institucional, em um blog, em uma loja física, em eventos relevantes para seu segmento e muitos outros.
Conversar diretamente com seu público, seja no âmbito da linguagem, adaptando-a para que ela faça sentido para a persona do seu negócio, seja em um âmbito mais literal, interagindo com ele nos diferentes canais disponíveis é fundamental para garantir clientes fidelizados e cada vez mais valiosos, além de popularizar e aumentar a credibilidade da sua marca.
Grandes empresas também apostam em estratégias omnichannel
Empresas como a Nike e a Disney já perceberam a importância de ser omnichannel e, atualmente, marcam presença em inúmeros canais de comunicação, seja de forma direta ou através de marcas licenciadas, causando não só um crescimento exponencial no faturamento mas também consolidando cada vez mais a marca no imaginário das pessoas.
Só entre 2018 e 2018 a Nike investiu cerca de 1 bilhão de dólares em ações de marketing omnichannel, consolidando sua presença online, mas sem deixar de lado as lojas físicas, integrando estes dois ambientes para tornar a experiência do consumidor cada vez mais completa e imersiva.
A Disney também faz, a muitos anos, estratégias omnichannel de forma primorosa e se caracteriza por estar presente em diferentes canais.
Seja através de seus filmes e desenhos infantis, suas obras de super-heróis, seus parques temáticos espalhados ao redor do mundo ou os produtos licenciados, a empresa deixa sua marca nos mais diversos canais e das mais diversas formas, expandindo seus negócios e se fixando no imaginário social das pessoas de diferentes idades, classes sociais e nacionalidades.
Ser omnichannel pode ajudar no seu planejamento estratégico.
Essa comunicação mais horizontal e abrangente das empresas omnichannel também contribui para o planejamento estratégico dos negócios, pois com ela é possível coletar uma grande quantidade de dados relevantes do seu público, fazendo com que as decisões empresariais possam ser tomadas levando em conta informações detalhadas e valiosas.
Traçar um perfil do seu consumidor com exatidão é uma das formas mais eficazes de garantir a previsibilidade de suas vendas e um planejamento assertivo de suas campanhas de marketing, além de tornar o processo de venda cada vez mais rápido e valioso e os clientes cada vez mais fidelizados.
Um estudo intitulado Global Consumer Pulse, feito pela Accenture Strategy, mostrou que 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas com as quais ele se identifica, e que 76% das decisões de compra são baseadas nos valores propagados por essas empresas.
Essa pesquisa mostra a importância de fazer uma comunicação que, de fato, converse com seu público, abrangendo seus ideais, valores e formas de se expressar, e tudo isso pode ser feito com exatidão através dos dados coletados pelos diferentes canais de comunicação possibilitados pelas estratégias omnichannel.
Mas essas estratégias não estão restritas a grandes empresas, e podem ser aplicadas independente do tamanho do negócio.
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